A INIMIZADE entre ÁRABES e JUDEUS: Origem e Desfecho

As hostilidades do Grupo Terrorista em Gaza contra Israel, não deixa de  ser mais um triste capítulo, um doloroso lembrete de que, como está escrito em João 5.1: o mundo jaz no maligno. 

O anti-sionismo moderno (negação ao direito de existência do Estado de Israel)  é, na verdade,  o novo anti-semitismo (ódio ao judeu).

A Bíblia, em sua sabedoria atemporal, não nos esconde a verdade crua da natureza humana. Nela, encontramos tres histórias de rivalidades entre irmãos: Caim e Abel, Ismael e Isaque, e Esaú e Jacó. O que muitos não percebem, é que, nestes relatos, descobrimos não apenas os conflitos humanos, mas também as soluções para esses conflitos.

A Bíblia Hebraica traz um capítulo profético com a saga final  da humanidade em busca pela paz.

Vejamos:

Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém.

 Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor

Isaías 2.2 a 5

Quem não sonha com um mundo onde ao invés das nações fazerem a guerra, convertessem as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras? 

Ao contrário do que gostaríamos, o cenário que presenciamos hoje é de guerras, e falar de paz, pode soar como discurso demagogo e piegas. Ora, a bíblia não é um livro de fantasias com ursinhos de pelúcia, roda gigante e algodão doce. Na Bíblia, a vida é relatada como ela  é:  vida de verdade.

Os dias são tensos e de trevas: pessoas sem nenhuma análise profunda,  vão às ruas celebrar crueldades  e sentem orgulho de exaltar comportamentos bárbaros e desprezíveis. Emigrantes que deixaram as suas terras ancestrais em busca de liberdade, depois de naturalizados, começaram a torcer pela mesma tirania e atraso dos quais escaparam. Nesse comportamento de torcida organizada, os opressores são defendidos com gritos e palavras de ordem. O ódio se torna uma força que mobiliza muito mais que o amor. 

O que muitos não sabem, é que,  nas histórias bíblicas está escondido o antídoto contra a epidemia do mal. Caim e Abel; Ismael e Isaque, e, Esaú e Jacó são clássicos exemplos de como tudo que poderia dar certo, acaba dando errado. A disputa pela preferência diante de Deus leva ao desastre: Como a oferta de Caim não é do agrado de Deus, Caim mata Abel, simples assim. “Deus se agradou de meu irmão e reprovou os meus esforços? Acabo contigo.” 

No caso de Ismael e Isaque, também há disputa entre os irmãos. Nesse caso, o mais incômodo é que foi o  próprio Deus que interfere e orienta Abraão a afastar Ismael! Deus nem se dá ao trabalho de justificar o porquê de sua escolha, nem pede desculpas! Apesar de isso só ter acontecido quando Ismael já tinha pelo menos 14 anos de idade, a impressão que fica, após uma leitura superficial é de que houve injustiça da parte de Deus e de Abraão. Somente estudando a fundo a história que percebemos que, na verdade, não houve nehuma covardia na história. Ismael é abençoado. Deus declara:

 Eu farei dele um grande povo.

 Gênesis 21.18 

Apesar dos dois irmãos terem tido histórias diferentes, isso não implicou em abandono ou desamor por parte de Deus ou por parte de Abraão.

Deus inclusive se manifesta pessoalmente à Hagar, mãe de Ismael, em duas ocasiões diferentes. Na primeira, Hagar estava fugindo de Sara, e o Anjo do Senhor vai atrás de Hagar e não permite que Hagar desapareça, mas a instruiu a voltar. Na segunda, Deus acode a aflição de Hagar. Sua experiência é marcante, vejamos: 

Então, ela invocou o nome do Senhor, que lhe falava:

 Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê? Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi / בְּאֵ֥ר לַחַ֖י רֹאִ֑י/  

Gênesis 16.13 e 14

Agar invocou o nome do Senhor!! Ela teve duas experiências espirituais incríveis!! 

Além disso, poucos se dão conta de que, no final da história,  os dois irmãos se encontram em paz. Eles estão juntos por ocasião  do sepultamento de seu pai, Abraão:

Expirou Abraão; morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo. Sepultaram-no Isaque e Ismael, seus filhos, na caverna de Macpela 

Gênesis 25.8 e 9 

O fato da história bíblica encerrar mostrando os dois juntos aponta para o desfecho feliz que ocorrerá no futuro: os descendentes de Ismael e de Isaque terão paz. 

Esse fato é muito interessante pois árabes se consideram descendentes de Ismael. Ora, é impossível provar conclusivamente que os árabes descendem de Ismael, mas, se os árabes realmente são descendentes de Ismael, isso significa que são um povo muito abençoado e que eles virão a se encontrar com seus irmãos judeus em paz. Biblicamente falando, a expectativa é que, no tempo de restauração futura, na era messiânica, haverá paz plena.

O fato é que, o  islamismo é fenômeno recente na história.Existem muitos cristãos árabes. Na verdade, o Islamismo é considerado  uma religião moderna pois surgiu por volta do ano 610 d.C. Ora, os descendentes de Ismael, os árabes, existem muito antes de qualquer ideia do Islamismo existir.

Outro aspecto importante a se resaltar é que, uma vez que nem todos os árabes são mulçumanos, eles também podem ser considerados infiéis. O Alcorão  prega abertamente a morte dos infiéis. Vejamos o que o Alcorão diz:

“Lute e mate os pagãos onde quer que você os encontre e prenda-os, confine-os e fique à espreita deles em todos os lugares de emboscada” (Surata 9:5)

O hadith, fonte de jurisprudência (fiqh) ao lado do Alcorão,  diz: 

 “A Hora não começará até que os muçulmanos lutem contra os judeus e os muçulmanos matem eles, até que um judeu se esconda atrás de uma rocha ou árvore, e a rocha ou árvore diga: Ó muçulmano, ó escravo de Allah, há um judeu atrás de mim, venha e mate-o.”

Por outro, de acordo com as profecias de Isaías, no final dos tempos, os povos inimigos de Israel farão a paz com ele. Não haverá mais disputas, ressentimentos e rancores.  Vejamos: 

 Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. (…)

 As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. (…)

 A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efa; todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do SenhorTodas as ovelhas de Quedar se reunirão junto de ti; servir-te-ão os carneiros de Nebaiote; para o meu agrado subirão ao meu altar, e eu tornarei mais gloriosa a casa da minha glória.(…) 

os filhos dos que te oprimiram prostrar-se-ão até às plantas dos teus pés todos os que te desdenharam e chamar-te-ão Cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel(…)

Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou ruínas, nos teus limites; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas, Louvor.

 Isaías 60.1 a 18

Observemos atentamente:

Todas as ovelhas de Quedar se reunirão junto de ti; servir-te-ão os carneiros de Nebaiote;(…) 

Isaías 60.7 

A quem estaria o Profeta se referindo? Quem seriam Quedar e  Nebaiote ? Que povos seriam esses? A resposta está em Gênesis: 

São estas as gerações de Ismael, filho de Abraão,

 que Agar, egípcia, serva de Sara, lhe deu à luz. (…) 

o primogênito de Ismael foi Nebaiote; depois, Quedar (…) 

Gênesis 25.12 a 13

Ora, quer dizer, que, conforme a bíblia, no final dos tempos, os filhos de Ismael irião mudar de atitude: os filhos dos que te oprimiram prostrar-se-ão até às plantas dos teus pés todos os que te desdenharam e chamar-te-ão Cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel. Isaías 60.14

Os filhos de Ismael, Quedar e  Nebaiote passarão para à fé da Torah se tornarão sionistas:  chamar-te-ão a Sião do Santo de Israel. Quedar e  Nebaiote, para o meu agrado subirão ao meu altar, e eu tornarei mais gloriosa a casa da minha glória.

Mas, qual seria o caminho para Ismael sair de onde está e chegar onde a profecia diz que ele estará? 

Novamente, a Bíblia aponta o caminho. Existe uma chave escondida justamente na vida da terceira história sobre inimizade entre irmãos, a disputa entre os gêmeos: Esaú e Jacó. 

Já de início preciso dizer que muitos ficam confusos com essa história pois, numa primeira leitura, parece que Isaque, o pai de Esaú e Jacó, favorece injustamente Jacó, justamente o filho que tenta enganar o pai com um teatrinho fingindo ser seu irmão. O mais incômodo da história é que, justamente essa “escolha injusta” de Isaque, é endossada pelo próprio Deus! Deus diz:  

Eis que estou contigo, e te guardarei onde quer que fores (…) Gênesis 28:15

É sabido que leituras superficiais podem levar a conclusões precipitadas. Para aqueles que acham que Deus não tomou nota de tudo que aconteceu e que simplesmente passou a mão na cabeça de Jacó por ser seu queridinho está muito enganado. A peça que Jacó tentou pregar no pai, retornou para Jacó em duas ocasiões muito marcantes:

Primeiro: Labão o enganou no dia de seu casamento dando-lhe Lia em lugar de Raquel! Esse foi um duro golpe.

Segundo: Seus próprios filhos o enganaram fazendo-o acreditar que seu filho José teria sido morto comido por um animal selvagem. Jacó passou 37 anos triste pensando na morte de José.

Ou seja, o pecado de Jacó foi punido exemplarmente. Como está escrito no novo testamento:

 Deus não se zomba:

 aquilo que o homem semear isso também ceifará.

 Gálatas 6.7

Ora, ter Deus conosco não significa vida fácil. Vejamos:

 Porque o Senhor corrige a quem ama 

e açoita a todo filho a quem recebe.

 Hebreus 12.6 

Além disso, aqueles que imaginavam que Jacó teria prejudicado materialmente a Esaú por ter lhe roubado o direito de primogenitura, estão enganados pois, anos mais tarde, quando Esaú e Jacó se encontram, ambos estão muito ricos. Esaú, o suposto prejudicado, chega a dizer:

 Eu tenho muitos bens, meu irmão; guarda o que tens.

 Gênesis 33.9  

Esclarecido esse ponto, vejamos a chave para destravar todo conflito. Isaque diz para Esaú:

Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação,

e sem orvalho que cai do alto.

Viverás da tua espada

e servirás a teu irmão;

quando, porém, te libertares,

sacudirás o seu jugo da tua cerviz.

 Gênesis 27: 39 e 40 

Observem: quando, porém, te libertares, sacudirás o seu jugo da tua cerviz.

Ou seja, existe uma saída, a possibilidade de Edom, ou seja, Esaú, se libertar! É exatamente sobre isso que estamos falando. Mas como se libertar? A resposta está na bênção que Isaque dá para Jacó. Vejamos: 

(…)nações te reverenciem;

sê senhor de teus irmãos,

e os filhos de tua mãe se encurvem a ti;

maldito seja o que te amaldiçoar,

abençoado o que te abençoar.

Gênesis 27.28 e 29

A chave é: abençoar Israel, é parar de desdenhar o povo escolhido, é entender que Jerusalém é a Cidade do Senhor, é a Sião do Santo de Israel.

Basta que Esaú deixe de se vitimizar, deixe de se comparar. Que fique feliz com seu irmão e que torça por ele. 

O exemplo de Casper TenBoom, um holandês que viveu na época da ocupação Nazista. Depois que seu país foi invadido pela Alemanha, ele e sua família, se envolveram fortemente salvando centenas de Judeus, escondendo-os em sua casa.Em certa ocasião, ele inclusive quis receber a marca da estrela amarela dos judeus em sua roupa. Ele com certeza, não teve dificuldade de se identificar com o povo Judeu, ele se identificou com ele e literalmente deu sua vida por eles. Abençoar é dar a volta por cima, é concordar com Deus. O amor é a grande reviravolta, o desfecho de Deus.

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