QUEM SOMOS?
Somos a congregação judaico-nazarena Beit HaDerekh, com sede em Belo Horizonte – MG.
Somos Judeus Nazarenos ou do Caminho!
Conhecidos como os primeiros crentes em Yeshua:Jesus; também chamados em hebraico como Netzarim;נצרים;
No Livro de Atos, Saulo é descrito por Ananias e Tértulo, perante Félix, como participante da seita dos nazarenos:
“Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus por todo o mundo, e o principal defensor da seita dos nazarenos;” (Atos 24:5).
Saulo também faz a seguinte declaração: “Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo em tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.” (Atos 24:14).
Nós, os Nazarenos atuais, buscamos resgatar e entender a realidade dos primeiros Netzarim.
A HISTÓRIA POR TRÁS DOS NAZARENOS;
Uma boa definição histórica sobre nós (nazarenos) foi dada por Epiphanius de Salames, que nos classificou como heréticos. Apesar de não sermos favoráveis a ele, entendemos que há valor histórico na sua declaração, por isso decidimos transcrevê-la:
“Esses sectários, não se autodenominam cristãos, mas nazarenos. Entretanto, eles são simplesmente completos judeus. Eles usam não somente o Novo testamento (Ketuvim Netzarim) mas também o velho testamento (Tanakh), como os judeus fazem. Eles não têm ideias diferentes mas professam tudo exatamente como a lei proclama, e do modo judaico. A não ser pela sua fé no Messias, se é que dá pra entender, pois eles reconhecem a ressurreição dos mortos e a criação divina de todas as coisas.
Declaram que Deus é um e que seu filho é Yeshua, o Messias. Eles são treinados no idioma hebraico e estudam a Torah inteira, assim como os profetas são lidos. Eles são diferentes dos judeus e diferente dos cristãos pelo seguinte:
Eles discordam dos Judeus Rabínicos pois crêem em Yeshua, mas eles ainda têm como referência de conduta a lei (circuncisão, o sábado etc.), e portanto eles não estão de acordo com os cristãos.
Eles não são nada, mas apenas judeus. Eles têm o evangelho de Mateus na sua inteireza em hebraico , como escrito originalmente.”
Ref. (Epiphanius de Salames, Panarion 29 contra todas as Heresias, pg 128 e 129, seção 2 – 374 dC)
Epiphanius de Salames foi um bispo da cidade de Salamina e metropolita da ilha de Chipre, no final do século IV. Ele ganhou uma reputação como um forte defensor da ortodoxia cristã. É também conhecido por ter escrito um enorme compêndio do que ele considerava heresias que ameaçavam o cristianismo primitivo até o seu tempo.
Uma vez que o judaísmo se enfraquecia, e à medida que os Netzarim originais desapareciam, o cristianismo surgiu de dentro deste grupo.
DECLARAÇÃO DE FÉ;
I. יהוה (DEUS)
Acreditamos que Deus é UM. Acreditamos que Ele criou todas as coisas e sem Ele nada do que foi feito se fez. João 1:3; Ele É antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. (Col. 1:17)
Este Deus, que é UM, se manifesta de forma plural como: Pai, Filho e Espírito Santo. (1 João 5:7)
II. MESSIAS (YESHUA)
Acreditamos que Jesus (ישוע המשיח) veio; e com grande alegria – ainda que demore – aguardamos o seu retorno.
Acreditamos que o Messias é a Palavra encarnada. ( João 1:1) De acordo com as escrituras, Ele nasceu de uma virgem, viveu uma vida sem pecado, realizou milagres, foi crucificado para a expiação dos pecados, foi ressuscitado corporalmente no terceiro dia, subiu ao céu e atualmente se assenta a direita de Deus Pai (יהוה).
Ele retornará no final desta época para inaugurar o Reino de Deus na terra e governará o mundo com seu povo, por mil anos, a partir de Jerusalém.
III. ESPÍRITO SANTO;
Cremos que o Espírito Santo é o consolador, enviado por Deus, e que age em nós revelando o Messias e nos convencendo do pecado, da justiça, e do juízo.
IV. BÍBLIA;
Acreditamos que a Bíblia, que inclui tanto o Antigo Testamento (תוֹרָה) como o Novo Testamento ( הנזירים כתבים ), é divinamente inspirada em seus textos e manuscritos originais.
Acreditamos que a observância das Escrituras e a expressão de amor para com Deus é obrigação moral de todo homem. Observar as escrituras significa liberdade e não escravidão.
V. SALVAÇÃO;
Acreditamos que, através da morte do Messias Yeshua /ישוע , por causa de sua aliança de sangue conosco, herdamos a salvação. Esta salvação vem pela fé, através da graça.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama (Joao 14:21a)
VI. CELEBRAÇÕES SOLENES DO SENHOR;
Acreditamos na observação das festas do Senhor. Cremos que as festas são proféticas e apontam para o nascimento, a morte e ressurreição, e a segunda vinda do Messias.
As Principais festas são (Lv 23):
- Shabbat: Sábado;
- Pessach: Páscoa;
- Pães Asmos;
- Shavuot: Semanas; Primicias; Pentecostes;
- Yom Teruá: Trombeta;
- Yom kipur: Expiaçao;
- Sukkot: Festa das Cabanas;
Também temos, entre outras:
- Chanukah – da Dedicação (Jo 10:22);
- Purim (Livro de Ester)
VII. A ÚNICA FÉ;
Acreditamos que existe uma fé que foi de uma vez por todas entregue no Sinai. O Messias: Jesus, não veio para criar uma nova religião, mas para ser o Messias do Judaísmo, e confirmar a revelação de Deus contidas na Torah;