PARASHAT SHEMÔT (Nomes)

PARASHAT SHEMÔT  (Nomes)              שמות  פרשת 

ÊXODO l:1-6:1, Is. 27:6-28:13, 29:22-23, Mt 22:1-23:39

ÊXODO: Introdução

Êxodo, Shemot, é, sob muitos aspectos, outro livro de princípios.

E é o livro do começo de uma nação que Deus elegeu e separou de todas as outras nações do planeta Terra: os israelitas.

E O ETERNO estabeleceu a nação separada nos níveis político, civil e religioso. Embora tudo o que D’us criou foi criado na parte inicial da Criação,

Deus ainda não havia terminado de desenvolver Sua obra divina com esses bebês humanos; Ele não criou e depois deixou tudo evoluir por conta própria, Ele modelou sua criação.

Êxodo é inteiramente centrado em Deus;

e estabelece vários entendimentos importantes sobre a natureza do Senhor, inclusive para o estudo do Novo Testamento.

Em Êxodo, aprendemos que existe apenas um Deus, e

Seu nome é יהוה Yud-Heh-Vav-Heh.

Ele é o mesmo Deus que apareceu aos Patriarcas como El Shaddai.

Ele é o Criador de todas as coisas, mas não faz parte organicamente das coisas que criou.

Ele está presente, Ele está próximo, mas Seu ser não é da mesma substância das coisas criadas.

Esse Deus de Abraão é diferente de qualquer um dos deuses pagãos da Babilônia.

Sua área de domínio é infinita, Ele é sem fronteiras e limitações, seus poderes são infinitos e, no entanto, Ele interage constantemente com meros homens.

O Deus de Israel está profundamente envolvido nos assuntos humanos

e, de fato, usa os assuntos humanos para alcançar um propósito muito maior.

E, O Seu grande plano envolve o estabelecimento de uma nação que Ele resgatará, ensinará, nutrirá e disciplinará: que é Israel.

Veremos que a primeira Páscoa foi naquela noite terrível, quando Deus enviou a praga final sobre o Egito,

que fez com que o faraó afrouxasse seu domínio sobre o povo de Deus; e foi essa praga que resultou na morte de todos os primogênitos do Egito.

Exceto, para aqueles que seguiram as instruções de Deus para pintar os batentes das portas de suas casas com o sangue de um cordeiro. Ou seja, todo o Egito foi colocado sob pena de morte por sua rebelião contra Deus.

Mas Deus fez provisão para aqueles que confiavam n’Ele. E essa provisão foi por meio do sangue derramado de um cordeiro inocente; somente com esse sangue eles seriam salvos.

Aqui, em Êxodo, não poderíamos ter uma imagem mais perfeita em toda a Bíblia para o propósito do futuro Messias, Yeshua Há Mashiach.

Realmente precisamos jogar na lixeira os termos A.T. e N.T.

O que temos é a Bíblia: UMA Palavra unificada de Deus. E, assim como Deus é um, echad, também nossas Escrituras Sagradas são UMA.

Tire o O.T., e só teremos meia Bíblia. Tire o NT, e só temos meia Bíblia; metade da Palavra de Deus. E se tiramos a metade, não perdemos somente a metade do entendimento, mas teremos um livro incompleto e totalmente distorcido da Palavra de D’us.

Gostaria também de enfatizar que a Nova Aliança e o Novo Testamento não são a mesma coisa.

A Nova Aliança é proclamada no Antigo Testamento (em Jeremias 31).

A Nova Aliança é uma profecia de uma série de convênios, alianças que Deus faria com os homens; cada convênio é necessário e importante e cada convênio ainda é válido.

O Novo Testamento registra que a Nova Aliança, conforme dita em Jeremias, surgiu, e que Yeshua Ben Yosef, é o Messias que introduz a Nova Aliança por meio do derramar de Seu sangue expiatório por nossa causa.

A aliança dada no Monte Sinai, que a Igreja normalmente chama de 10 mandamentos, ou lei; consiste, de muito mais que dez leis básicas de Deus.

Veremos também que a aliança concedida a Moisés é um novo TIPO de aliança; uma aliança CONDICIONAL; uma aliança que é bilateral; uma aliança baseada no homem, assim como em Deus, cada um fazendo sua parte.

Uma aliança que é mútua entre Deus e o homem. Isso é totalmente diferente do pacto que Deus fez com Abraão cerca de 600 anos antes.

Pois essa aliança, que levou ao estabelecimento do que a Bíblia chama de “linha de promessa da aliança”, era incondicional. A aliança com Abraão, Isaac e Jacó era unilateral. Era unidirecional NÃO mútua.

Tudo dependia de Deus. Nada que o homem pudesse fazer faria Deus se afastar dessa aliança, nem mudá-la. Em outras palavras, os convênios anteriores foram promessas do Eterno a Abraão.

Essa nova aliança dada a Moisés no Monte Sinai de forma alguma substituiu a aliança mais antiga dada a Abraão. Era simplesmente outra aliança, inteiramente distinta em propósito e natureza da que foi dada a Abraão.

No entanto, assim como a primeira metade da Bíblia é o fundamento do NT, o convênio de Abraão também é o fundamento da aliança dado a Moisés.

Portanto, os convênios de Abraão e Moisés são muito diferentes, mas fortemente conectados, como são os capítulos de um livro.

Desde o final do último capítulo de Gênesis até o início do livro de Êxodo, cerca de 350 anos se passaram quase que silenciosamente,

É como se não fosse realmente bom para Deus se dar ao trabalho de nos contar muito sobre o que aconteceu no Egito.

O que eu acho é que Deus fez com Israel como se faz um bolo. Deus selecionou cuidadosamente os ingredientes para fazer Israel; então Ele os misturou até ficar bem misturado, e depois colocou a mistura no forno para assar.

Ele ajustou Seu Timer celestial exatamente pelo tempo que sabia que era necessário para que este bolo hebreu assasse, crescesse e se tornasse saboroso, 400 anos Ele esperou.

Embora Ele sem dúvida monitorou o processo de cozimento, em geral, não havia necessidade de intervenção substancial de Sua parte. O bolo permaneceria no forno até o Timer disparar e o cozimento terminar.

Bem, quando Deus abriu o forno, saiu Israel. E, aparentemente, havia pouco sentido em nos contar os detalhes do que aconteceu durante o tempo em que Israel estava assando no forno do Egito. Portanto, a Bíblia não contém quase nada daqueles anos.

Graças ao brilhantismo da ciência, da cultura e arte egípcia, e à tremenda habilidade de trabalho dos israelitas (trabalho forçado), o Egito se tornou uma sociedade de classe mundial.

Podemos dizer que a grandeza do Egito em seu auge não foi superada até hoje. A sociedade atrasada e pobre que é o Egito, hoje, não tem nenhuma semelhança com o Egito no tempo de Moisés.

O Egito era o celeiro do mundo.

E que ironia, considerando que quase não há chuvas. É a atuação do Nilo que fez do Egito uma máquina alimentar tão incrível.

O Nilo transbordava anualmente e depositava lodo rico e fértil nos campos ao redor de suas margens. Sistemas de irrigação foram construídos desde tempos imemoriais para regar esses campos.

Mais tarde, ainda antes da época dos israelitas, canais foram construídos, de modo que transbordassem junto com o Nilo. Era uma maneira de expandir os campos muito além do rio Nilo e ainda aproveitar todos os seus benefícios.

Algum tempo no final da carreira de Jose como Gov.do Egito, vários lagos artificiais foram construídos para armazenamento de água.Para uso na agricultura, para água dos rebanhos e para uso doméstico.

De fato, existem cursos de água com o nome de Jose, ainda em uso hoje e muitos ainda com o nome de Jose em anexo.

Em Êxodo, encontraremos os israelitas reclamando de seu desconforto no deserto, e ansiando por sua vida no Egito. Pois na época dos israelitas, o Egito, era uma terra de abundância, de beleza e arte. Era uma terra a ser invejada.

Não a parte do trabalho forçado, mas a certeza da comida, do abrigo e de fazer parte de uma cultura magnífica e familiar.

Êxodo 1:1  Estes pois são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa:
O livro de Êxodo tem início com as palavras “Estes pois são os nomes”, pois Moisés inicia o relato mostrando aqueles que entraram no Egito com Jacó.

Êxodo 1:5-6 : Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.


O verso nos explica que estas pessoas são “Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas…” (Ex 1.5).  

וַיְהִי, כָּל-נֶפֶשׁ יֹצְאֵי יֶרֶךְ-יַעֲקֹב–שִׁבְעִים נָפֶשׁ; וְיוֹסֵף, הָיָה בְמִצְרָיִם. 5 And all the souls that came out of the loins of Jacob were seventy souls; and Joseph was in Egypt already.

A palavra em hebraico aqui é yarekh’.  Segundo o Midrash Shemot significa a coxa, a parte firme do homem para ficar ereto, para ser reto na vida!

Seguindo o V7 diz “Os filhos de Israel frutificaram e aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles”. (Êx 1.7).

Isso nos parece impressionante à primeira vista, porém já é o início do cumprimento da promessa que D-us havia feito à Abraão quando lhe prometeu que o povo que descenderia dele seria um grande povo! (Gn 22.17).A palavra no hebraico usada aqui  é poreh e significa crescer em numero e em influencia.   פּורֶה Poreh  

O Eterno estava multiplicando seu povo e colocando-os em posições de destaque e fortalecendo-os a fim de cumprir seus propósitos através deles.

Êxodo 1:8-11:E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.


O novo Faraó, resolveu “esquecer” que José, havia salvado todo o Egito da morte e governado o país por oitenta anos.

O faraó e os ministros fizeram um  plano: transformariam os judeus em escravos que trabalhariam para eles noite e dia. Separariam os pais das famílias e os deixariam tão fracos que poucas crianças nasceriam.

Talmud Shemot Rabah conta que Faraó anunciou que precisaria  construir novos edifícios para armazenamento de cereal. Necessitando de grande número de trabalhadores para as obras. E esperava que todos os cidadãos responsáveis se uniriam para ajudar! Todos os trabalhadores seriam pagos.”

Para estimular as pessoas a trabalharem, o próprio Faraó se apresentou na obra no primeiro dia com ferramentas na mão.Todos os homens judeus, com exceção da tribo de Levi se apresentaram.

A  tribo de Levi se negou a trabalhar dizendo: “Somos os rabinos do povo judeu e só podemos estudar e ensiná-los.

A princípio, o faraó pagava aos trabalhadores judeus. Depois de certo tempo, deixou de fazê-lo. E aqueles que protestavam eram açoitados.

Mas as estratégias egípcias não contavam com a atuação do Eterno, “…quanto mais o afligiam, tanto mais se multiplicava e tanto mais crescia, de maneira que se enfadavam dos filhos de Israel” (Ex 1.12).

Como essa estratégia não deu certo então Faraó agora ordena que os meninos judeus sejam mortos pelas parteiras hebréias! (Ex 1.15,16).

Elas se recusam. Então o próprio Faraó dá ordem para todas as crianças hebreias do sexo masculino fossem lançados no rio.

Nasce então um menino, que é escondido por sua mãe e após três meses de vida é levado para o rio onde a filha de Faraó está para banhar-se!

Ai D’us faz prevalecer seu plano. O menino é retirado da água pela criada da filha de Faraó e uma menina hebreia, que é irmã de Moisés, sugere que a princesa adote o menino!

E ela chama sua própria mãe para criar o menino! Nesse episódio há o lado profético que apresenta um homem judeu e seu nascimento tem uma finalidade: resgatar o povo que está no Egito pois este povo pertence à D-us!

A princesa Batia disse à mãe de Moisés: “Fique com o menino em sua casa e o amamente até que eu vá buscá-lo para levar ao palácio, e te pagarei por isso.” (Ex:2 :9)

Dois anos depois, a princesa levou Moisés para o palácio do faraó.

Algumas vezes tomamos atitudes que não compreendemos mas lembremo-nos que o Eterno tem tudo sob seu controle! Assim ocorreu com Moisés, que após tentar ajudar um hebreus, mata um egípcio e depois descobre que todos já sabem do seu crime. Sua primeira reação é fugir! Ex 2:1-15

Ele vai então para a terra de Midiã, onde novamente acontece algo que mudará sua vida! Ele ajuda as filhas de um homem chamado Reuel (sacerdote de Midiã) e logo elas contam ao seu pai que um homem egípcio as havia ajudado.

Reuel então manda chamar este homem e dá a ele uma de suas filhas como esposa! Ele, que estava solitário, estabeleceu-se na terra e inicia sua própria família!

Mas, quando o rei do Egito morre, os filhos de Israel clamam por livramento da sua condição de escravos! O povo agora já desfalece por causa da dureza da servidão egípcia!

Mas o interessante é que Elohim ouviu o clamor de seu povo  Ex:2.24 : “Então ouviu D-us o seu gemido, e lembrou-se D-us de seu concerto com Abraão, com Isaque e com Jacó”.

O clamor dos israelitas fez com que o Eterno desse atenção à eles por causa de sua promessa (aliança) que fizera com os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó!

A palavra dita não poderia deixar de ser cumprida! Então era chegada a hora de livrar seu povo da escravidão do Egito! O chamado de D-us acontece nos lugares e nos momentos mais inusitados. Não desista!

Com Moisés não foi diferente: num dia de trabalho normal, num local onde nada de novo poderia ocorrer, ali mesmo o Senhor aparece a Moisés e faz-lhe o seu chamado!

E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia(Êx 3:2). 

“Segundo o Talmud uma das razões do Eterno aparecer na sarça ardente. Foi um sinal para Moises : assim como o arbusto não sofreu dano por causa do fogo, voce não será prejudicado por Faraó”.

E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.( Êxodo 3:5)

Deste ponto em diante, Moises começou experimentar o conhecimento sobre D-us. E qual era esse conhecimento? E o saber que D-us é Santo – Kadosh

Isto foi à primeira coisa que Moises tinha que conhecer sobre D-us,    D-us é Santo.


D-us disse-lhe para tirar suas sandálias de seus pés porque ele estava em terra santa.Esta é a primeira coisa que nós temos que saber sobre D-us.

Quando reconhecemos a santidade e a autoridade de D-us, o orgulho não entrará na nossa vida, esta Santidade e autoridade farão com que  continuemos a comparecer perante D-us para pedir perdão.

A palavra ‘Santo (Kadosh)’ dentro do conceito bíblico significa: separado.

Também da palavra Kadosh (santo) vem a mesma palavra para casamento que é Kedoshim, significando estar separado ou ser separado pra alguém.

A colina era santa pois a shechiná (Divindade) de D’us estava sobre ela. No ano seguinte D’us entregaria os Dez Mandamentos ao Povo de Israel sobre esta mesma colina pois a colina onde Moisés vira o arbusto ardente era  o Monte Sinai.

O Criador diz a Moisés:  “Vem agora, pois, eu te enviarei a Faraó, para que tires meu povo [os filhos de Israel] do Egito(Ex 3.10).

Este fato nos mostra que Moisés iria a Faraó com a autoridade delegada pelo Criador! Esse era o chamado de Moisés: ser profeta!

 “Certamente eu serei contigo; e isso te será por sinal de que te enviei: quando houveres tirado o povo do Egito, servireis a D-us neste monte(Ex 3.12).

Aqui o Eterno deu a certeza de que Ele pessoalmente seria com Moisés.

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Novamente Moisés argumenta com o Criador: o que ele diria aos filhos de Israel quando lhes perguntassem sobre o nome do Criador?

Êxodo 3:14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós

O Criador então lhe responde: o meu nome é Eu me torno aquilo que me torno. A tradução exata desta frase nos mostra que o Eterno se tornaria para eles o seu livramento!

Aqui está  a maior beleza do Criador: a de que Ele se preocupa em se apresentar ao homem conforme sua necessidade!

Agora Moisés novamente argumenta falando da incredulidade de seu povo quanto ao seu chamado!    

Êxodo 4:1 Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.
“O que é isso em tua mão? E ele disse-lhe: uma vara!” (Ex 4.2)
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Êxodo 4:6,7 E disse-lhe mais o Senhor: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neveE disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.

O Rabino  Rashi , explica que “ao transformar o cajado em serpente estava aludindo ao ‘lashon hará’ – Maledicências, pois a serpente no jardim do Éden falou maledicências contra D-us

e ‘ao dizer a’ Moises para colocar a mão no peito e ela ficar com lepra, isto também estava aludindo ao ‘lashon hará’ as maledicências da nossa língua que quando saem do intimo do coração causam  ‘Tzará’ – Lepra ou aflições e problemas” (de cunho também emocional)

Para que Moisés tomasse consciência de seu erro, D’us utilizou uma serpente como primeiro sinal.

Êxodo 4.8 : “E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal”. 

Ele estava levando seu povo a crer nos sinais, e além disso estava firmando Moisés como um grande profeta em Israel!

Estava chegando a hora de liberar o Povo de Israel do Egito.

Êxodo 4:9 E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, …, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.
Mesmo depois de receber estes três sinais do próprio D’us, Moisés não estava pronto para ir até o faraó. LER Ex:4:10-14

Mas D’us insistiu que Moisés fosse o líder de Israel. E Aharon falará diretamente com o faraó. Moisés resiste e acaba recebendo Arão como seu porta-voz!

A missão de Moisés e Arão tem início e eles vão a Faraó para ordenar-lhe que deixe o povo de D-us sair a fim de sacrificar-lhe no deserto. Isso causa um impacto sobre Faraó, que pergunta à eles:

 “Quem é o Senhor?”  LER(Ex 5.2)

A resposta do Criador surpreendente: “… verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará da terraLER(Ex 6.1).

Aqui o Eterno diz a Moisés qual será o fim de tudo: a libertação final dos israelitas! Nós devemos aprender uma lição muito importante aqui: quando o Eterno diz que fará algo, Ele é capaz de cumprir o que foi dito!

O sofrimento de seu povo haveria de chegar ao fim, mas isso aconteceria no tempo determinado, depois que Faraó reconhecesse quem é o Senhor!

É necessário que aqueles que nos rodeiam vejam e saibam quem é o Senhor que comanda nossas vidas e que é dele que vem o nosso livramento!

Assim como aconteceu com o meu povo, acontecerá conosco também, pois o Eterno nos prepara para sermos libertos e nos fará sair do Egito com todas as suas riquezas!

Baruch Há Shem!

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