Lv 1:1-5:26 (6:7)
Is 43:21-44:23
Hb 10:1 -18
Hb 13:10-15
A Parashat Vayicrá Resumida
Este Shabat assinala o início da leitura do terceiro livro da Torá, Sêfer Vayicrá, que trata principalmente dos serviços e responsabilidades dos Sacerdotes.
A Parashá Vayicrá (Vayicrá 1:1-5:26) começa com D’us chamando Moisés para o Mishcan, onde ele receberá os mandamentos a serem definitivamente passadas ao seu povo. A primeira metade da Porção descreve os vários, sacrifícios (corbanot), trazidos pelas pessoas.
Podem ser classificados em três categorias gerais, cada qual dividida em várias graduações de tamanho e custo:
o corban olá (oferta de elevação) que é completamente consumido sobre o altar;
o corban minchá (oferta de alimentos) a qual, por causa de seu conteúdo, é geralmente trazido por pessoas de poucos meios; e o corban shelamim (oferta de paz ou Ação de Graças) parcialmente queimado sobre o altar, com o restante dividido entre os donos e os Sacerdotes.
A segunda metade da porção discute as ofertas requeridas pelo pecado (chatat) e pela culpa (ashan), a serem levadas como expiação por transgressões involuntárias.
Levítico 1
1 Ora, chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da revelação, lhe disse: 2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas do gado, isto é, do gado vacum e das ovelhas.
O Talmud explica que quando na Torah está escrito “Chamou o Senhor a Moisés, é sempre para demonstrar o seu afeto e não somente para dar instruções, pois quando são somente instruções, Ele fala diretamente: Fala aos filhos de Israel.
O Talmud diz que este é o livro mais difícil da Torah, é um livro de muitas leis, um livro normativo e de entendimento complexo a cerca dos sacrifícios apresentados ao Eterno. É também o livro menos lido pelos cristãos.
Há aqui uma coisa aparentemente contraditória, O Livro de Levítico é o mais difícil, porém, tradicionalmente as crianças judias começam o estudo da Torah, pelo livro de Levítico.
E ai vem à pergunta, porque as crianças pequenas começam com o livro mais difícil? Explicam os sábios que os sacrifícios tinham por objetivo tornar o homem puro diante do Eterno, tal como as crianças são puras.
O amor do Eterno se expressa tão profundamente nas crianças como o sacrifício apresentado pelos pecadores arrependidos.
Fazendo um paralelo, as crianças são puras e da mesma forma os sacrifícios somente seriam válidos se fossem apresentados por meio da pureza do pecador verdadeiramente arrependido.
Levítico é apresentado primeiramente as crianças para que elas aprendam a ter temor ao Eterno e também para que elas percebam que devemos levar uma vida de pureza, pois o Eterno exige isto de nós.
Lições da Parashat Vayicrá
De todos os sacrifícios introduzidos na Porção desta semana da Torá, o único que não requer o sacrifício de um animal é corban minchá קרבן מִנְחָה (oferta de alimentos), uma oferta de farinha misturada com óleo e incenso trazido como uma alternativa de menor custo que as demais.
Mesmo assim, quando a Torá descreve as pessoas que levam cada uma das várias oferendas ao Templo, a única que é destacada e identificada como sendo uma “nefesh – alma” é a pessoa que traz o simples corban minchá (oferta de alimentos). Levítico 2:1
וְנֶפֶשׁ, כִּי-תַקְרִיב קָרְבַּן מִנְחָה לַיהוָה–סֹלֶת, יִהְיֶה קָרְבָּנוֹ; וְיָצַק עָלֶיהָ שֶׁמֶן, וְנָתַן עָלֶיהָ לְבֹנָה. | 1 And when any one bringeth a meal-offering unto the LORD, his offering shall be of fine flour; and he shall pour oil upon it, and put frankincense thereon. |
O Talmud (Tratado Menachot 104b) diz: “Por que o corban minchá recebe destaque e seu portador é chamado de nefesh, alma”?
D’us declara: ‘Quem geralmente oferece corban minchá? O pobre. Considero seu ato como se ele sacrificasse sua alma por inteiro. ‘ ”
Pode-se deduzir que para alguém que está empobrecido, o ato de separar-se de boa farinha, que de outra forma poderia alimentá-lo é um ato de sacrifício ainda maior que aquele do homem abastado doando um animal de alto preço.
Para o pobre, a farinha é mais que uma grande parte de suas posses: é sua própria vida.
A Torá nos ensina que não é o tamanho do presente que determina a importância do sacrifício; pelo contrário, a importância está nas intenções do doador e nas circunstâncias.
Quando Jacó despachou seus filhos para encontrar o misterioso governante do Egito, enviou com eles uma oferta de sacrifício da alma. Este tributo era de fato pequeno – “um pouco de bálsamo, cera, lótus, pistache e amêndoas” – mas a importância não estava no tamanho.
Estes itens haviam sido cuidadosamente selecionados. Eram iguarias não disponíveis no Egito àquela época. Sua mensagem era de cuidadoso esmero. E de forma bem apropriada, José entendeu que era “um minchá”.
Genesis 43:11
יא וַיֹּאמֶר אֲלֵהֶם יִשְׂרָאֵל אֲבִיהֶם, אִם-כֵּן אֵפוֹא זֹאת עֲשׂוּ–קְחוּ מִזִּמְרַת הָאָרֶץ בִּכְלֵיכֶם, וְהוֹרִידוּ לָאִישׁ מִנְחָה: מְעַט צֳרִי, וּמְעַט דְּבַשׁ, נְכֹאת וָלֹט, בָּטְנִים וּשְׁקֵדִים. | 11 And their father Israel said unto them: ‘If it be so now, do this: take of the choice fruits of the land in your vessels, and carry down the man a present, a little balm, and a little honey, spicery and ladanum, nuts, and almonds; |
Genesis 43:26
וַיָּבֹא יוֹסֵף הַבַּיְתָה, וַיָּבִיאּוּ לוֹ אֶת-הַמִּנְחָה אֲשֶׁר-בְּיָדָם הַבָּיְתָה; וַיִּשְׁתַּחֲווּ-לוֹ, אָרְצָה. | 26 And when Joseph came home, they brought him the present which was in their hand into the house, and bowed down to him to the earth. |
De todas as orações diárias dos judeus, a oração mais curta chama-se Minchá. Não contém a introdução nem o encerramento do serviço. Nem as preces Shemá e Barchú .
Basicamente, é composto pelo Shemonê Esrê (18) Amidá (a Prece), mesmo assim chamamos de “Minchá”. Por quê?
Porque, por mais “pobre” que esse serviço possa parecer, é o único que ocorre em meio a nosso dia de trabalho; é o único que nos pede para deixarmos de lado aquilo que estamos fazendo e nos lembremos de que somos apenas súditos do nosso Mestre Todo Poderoso.
Minchá é o único serviço de prece que nos pede para desligar-nos de nossa inclinação mundana e nos retirar para um encontro com o Eterno. Pode levar apenas quinze minutos, mas é um Minchá.
Lembremo-nos da motivação necessária para as doações, e que não é o valor que importa; o significado e as intenções são igualmente importantes.
De maneira geral os cristãos enxergam o Livro de Levítico como um monte de regras e sacrifícios e mandamentos que não estão em vigor e costumam pula-lo.
Isto é um grande erro, pois, Levítico é um dos livros mais importantes da Torah, citado por Yeshua, citado por Paulo (Shaul), varias vezes. É um livro que serviu de base doutrinaria para o apostolo Paulo.
Se este livro foi essencial para Yeshua e para Paulo, é claro que é importante para a nossa vida hoje. Temos que restaurar a importância da Torah e também a do livro menos lido da bíblia.
De onde você acha que Yeshua tirou quando questionado lá em Mc 12:28-29 qual seria o maior dos mandamentos? Sem hesitar cita Dt 6 (Shemá Yisrael Adonai Elohênu Adonai Echad) e imediatamente Ele citou Lv 19:18 (Amarás o teu próximo como a ti mesmo)
Na realidade o livro de Levítico não é como diz um autor que “Não passa de uma carnificina Judaica, Levítico fala sobre o Amor do Eterno que estende a mão ao pecador arrependido”.
Muitos acham que o “amor ao próximo”foi inventado no novo testamento, mas, o amor ao próximo está em Lv como vimos. Não existe esta historia que o Eterno ficou bonzinho no NT, o Eterno é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
A Torah é a base na Nova Aliança. A Nova aliança é a Torah escrita nos nossos corações. Então porque você não entende você não pode pegar e jogar fora um livro tão importante quanto Levítico, com tantos princípios fundamentais para a vida do homem.
É muito importante diferenciarmos os sacrifícios pagãos dos sacrifícios ao Eterno. Na umbanda, no candomblé, as oferendas são dadas para as divindades com o objetivo de que elas realizem os desejos egoísticos dos homens.
Nos cultos pagãos as pessoas dão oferendas em troca de algo: de casamento, de dinheiro, de prosperidade, de matar alguém, eles desejam comprar a realização de um desejo.
Os sacrifícios e as ofertas da Torah no tempo de Moisés tem como fundamento a adoração ao Eterno, a oferta é dada por agradecimento, pela misericórdia e pelo arrependimento do pecado que você cometeu.
Qual o motivo do Eterno ordenar sacrifícios de animais?
Ensinar-nos que sem sangue não há remissão de pecados.
Isto envolvia o ato de se colocar a mão na cabeça do animal, confessando verbalmente o pecado e o sangue era derramado para demonstrar ao pecador que na realidade a sua vida é que deveria ser tomada por causa do pecado, mas o Eterno em sua misericórdia aceitou a vida do animal como um substituto.
Isto aponta perfeitamente para o sacrifício de Yeshua. Os sacrifícios eram didáticos. Tudo o que acontecia no Templo, no Tabernáculo, todas as atividades que compunham o serviço no Mishcan eram na verdade ferramentas didáticas.
A mão em cima da cabeça do animal enquanto o sacerdote o degolava e ele morria, simbolicamente significava a transferência de sua culpa para o animal.
Pois quem deveria estar ali era o ofertante. Lá no passado o povo aprendeu com o livro de Levítico um principio que vale até os dias de hoje, pois o autor de Hebreus o repetiu SEM SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO DE PECADOS.
Esta é a LEI. Eu não tenho como me aprofundar nisto agora mas acredite TODO O SISTEMA SACRIFICIAL ERA DIDÁTICO.D’us queria com isso mudar o espírito e a natureza do homem e se revelar mais ao homem.
Dizem que após a morte de Yeshua todos os sacrifícios cessaram imediatamente no Templo. Isto não é verdade
Somente os sacrifícios denominados CHATÁ E ASHAM é que cessaram imediatamente.
Chatá – Que são os diferentes tipos de oferta pelo pecado visando expiar a transgressão cometida
Asham (Oferta pela culpa) Aquele que se apropriou indevidamente de um objeto sagrado. Pecados involuntários.
Então quer dizer que o sacrifício de Yeshua anulou todas as leis e regras sacrificiais? De maneira alguma. ELE OFERECEU COM SEU SANGUE UM SACRIFÍCIO ETERNO.
O sangue dele verte até hoje perdoando os meus e os seus pecados. Sem sangue não há remissão de pecados.
O sangue dos animais cobria o pecado, trabalhava com a culpa, suprimiam a culpa diante de D’us através do sangue derramado no lugar do transgressor, MAS NÃO TINHAM O PODER DE MUDAR A NATUREZA DO HOMEM. Tanto é que sempre o sujeito estava oferecendo mais sacrifícios.
E Hebreus diz que Yeshua veio e resolveu este problema de uma vez, pois, seu sangue não só cobre o pecado, mas, também muda a natureza do homem e o seu sacrifício é eterno, não precisa ser feito toda vez que pecar.
E a Torah já havia anunciado que isto aconteceria. (Nova Aliança)
Então há inúmeros documentos históricos que comprovam que os mandamentos de Chatá são cumpridos em Yeshua, e que no momento da morte de Yeshua cessou no Templo os sacrifícios por perdão de pecados.
Flavio Josefo registra isto de uma forma enigmática, mas a verdade é que estes sacrifícios deixaram de acontecer.
E os outros sacrifícios? Continuaram a acontecer normalmente. Judeus crentes e discípulos de Yeshua continuaram a oferecer os outros sacrifícios.
Quando Paulo chega de Antioquia em Jerusalém os apóstolos foram recebê-lo, mas tinha ali um probleminha.
Atos 21
18No dia seguinte Paulo foi em nossa companhia ter com Tiago, e compareceram todos os anciãos. 19E, havendo-os saudado, contou-lhes uma por uma as coisas que por seu ministério Deus fizera entre os gentios. 20 Ouvindo eles isto, glorificaram a Deus, e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos milhares há entre os judeus que têm crido (CRERAM NO QUE? YESHUA), e todos são zelosos da lei; 21e têm sido informados a teu respeito (BOATOS) que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a se apartarem de Moisés, dizendo que não circuncidem seus filhos, nem andem segundo os costumes da lei. 22 Que se há de fazer, pois? Certamente saberão que és chegado.
Qual era o problema? É que se isto fosse verdade Paulo seria preso.
Um judeu que está pregando para outro judeu para se afastar da Torah, é um traidor, um falso profeta e a lei manda prendê-lo.
Os apóstolos dão uma ordem para Paulo:
23Faze, pois, o que te vamos dizer: Temos quatro homens que fizeram voto;
(QUE VOTO ERA ESTE?). NAZIREU. DE ACORDO COM A TORAH ESTE VOTO SÓ PODE SER FEITO NO TEMPLO. COMO? COM UMA OFERTA DE corban shelamim OFERTA PACÍFICA.
QUAL É A ORDEM DOS APÓSTOLOS PARA PAULO?
24toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles as despesas para que rapem a cabeça; e saberão todos que é falso aquilo de que têm sido informados a teu respeito, mas que também tu mesmo andas corretamente, guardando a lei.
O QUE ELES FALAM PARA PAULO FAZER?IR AO TEMPLO E OFERECER SACRIFÍCIO PARA ENTREGA DO VOTO DOS 04 RAPAZES.
25Todavia, quanto aos gentios que têm crido já escrevemos, dando o parecer que se abstenham do que é sacrificado a os ídolos, do sangue, do sufocado e da prostituição. 26 Então Paulo, no dia seguinte, tomando consigo aqueles homens purificou-se com eles e entrou no templo, notificando o cumprimento dos dias da purificação, quando seria feita a favor de cada um deles a respectiva oferta.
O que este versículo está nos mostrando é que o sacrifício no Templo continuou muitos anos após a morte de Yeshua.
E acontece até hoje? Claro que não, pois não há mais Templo.
Se me perguntarem se eu acho que quando o Templo for erguido novamente existirão sacrifícios? Minha resposta é não acredito.
“Retorna, ó Israel, ao Eterno teu D’us; porque tropeçaste em tua iniquidade. Tomai convosco palavras, e retornai ao Eterno; dizei-lhe: Perdoa toda a iniquidade, e ensina-nos o bom caminho; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios“. (Oséias 14:1-2).
O arrependimento e retorno ao caminho de D’us, sempre foi o método mais agradável a D’us para expiação de pecados. Mesmo quando o Templo esteve de pé em Jerusalém o arrependimento, sem sacrifícios, era aceito para perdoar pecados. Veja o exemplo do Rei David.
O rei David errou quando tomou para si Bat-Sheva como mulher, estando ela ainda casada com outro homem. O profeta Natan repreende o rei David e o mesmo reconhece seu erro, veja como o profeta responde.
“Então disse Davi a Natan: Pequei contra o Eterno. E disse Natan a Davi: Também o Eterno perdoou o teu pecado; não morrerás.” (2 Samuel 12:13)
David se arrependeu e foi perdoado na hora. Seu perdão não dependeu de sangue, ou gordura e sim de um coração sincero. Veja como ele mesmo descreve no Salmo que escreveu sobre esse acontecimento:
“Eterno, abra os meus lábios, e a minha boca entoará o Teu louvor. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em ofertas de elevação. O sacrifício para D’us é um espírito quebrado; a um coração quebrantado e contrito D’us não desprezarás.” (Salmos 51:15-17)
Leia o livro de Jonas e veja como o povo de Nínive, a maior metrópole da época, se arrependeu dos seus pecados e foram perdoados. Nenhum sacrifício foi entregue por eles, a não ser a sinceridade de seu arrependimento.
O Talmud confirma que, após a morte de Yeshua, o ETERNO passou a não aceitar mais o sacrifício de animais no Beit HaMikdash (Templo). Com efeito, relata o Talmud que o sistema sacrificial foi alterado por volta de quarenta anos antes de o Templo ser destruído, isto é, exatamente quando ocorreu a execução de Yeshua
“Nossos rabinos ensinaram que ao longo dos quarenta anos em que Shimon o Tsadik [Justo] serviu (…) o tecido vermelho se tornou branco. Daquela época em diante, ele às vezes ficava branco e às vezes não… ao longo dos últimos quarenta anos antes de o Templo ser destruído (…) o tecido escarlate nunca mais ficou branco” (Talmud Bavli, m. Yoma 39a-39b).
Este relato talmúdico se refere à atividade do Sumo Sacerdote que sacrificava um cordeiro, amarrando-o a um pedaço de tecido vermelho entre seus chifres. Após o sacrifício, se o tecido ficasse branco, isto significaria que Elohim tinha perdoado os pecados de Israel: “ainda que os vossos pecados sejam escarlates, eles se tornarão brancos como a neve” (Is 1:18).
Afirma o Talmud que o tecido nunca mais ficou branco por volta de 40 anos antes da destruição do Templo, isto é, aproximadamente no ano 30 D.C, que foi justamente a época da morte de Yeshua, haja vista a variação de três a quatro anos no calendário.
Logo, a partir da morte do Mashiach, o sistema do sacrifício de animais para a expiação de pecados não mais era aceito pelo ETERNO! Por quê? Porque agora somente há kapará por meio do sangue de Yeshua HaMashiach!!!
Para consolidar o término do sistema sacrificial, o ETERNO permitiu que os romanos destruíssem o Templo no ano 70 DC, e até hoje perdura esta situação.
Vamos vera a aplicação de Vaycrá- Leviticos para os nossos dias
Qual é o conceito fundamental do livro de Vayicrá? SANTIDADE
É lá que D’us diz várias vezes Vocês serão santos porque Eu sou santo. Santo em hebraico significa separado. Distinto. O único atributo de D’us que você recebeu ordem para imita-lo é ser como Ele: santo.(poderoso, importante).
Santidade é o atributo que devemos imitar. Vayikrá e Chamou é o livro que exalta a santificação do Povo de Israel e dos sacerdotes. O que é uma pessoa se santificar?
É a pessoa se distanciar de sua natureza pecaminosa (Yetzer hará), do pecado e aproximar-se de D’us.
E o Eterno nos chama para sermos santos, por quê? Pois não há como estar próximo de D’us sem sermos separados para Ele. (hb 12;14)
A ordem de santidade não é para os ímpios é para o povo de D’us, para os filhos de D’us é nossa obrigação nos santificarmos para D’us.
A santidade de alguém é medida pelo Eterno pela forma como o individuo se relaciona com o próximo. (Mt 25:31-46).
41 então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de fazê-lo a mim. 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.
A consagração e o reinado de uma vida eterna com D’us estará vinculada ao seu tratamento com o próximo. A forma como você trata o próximo é a forma como você se relaciona com D’us.
Não existe nenhuma promessa irrevogável da parte de D’us que quando você faz uma oração pedindo perdão e vive no dia seguinte igual a um troglodita perante D’us e perante todos e no fim da vida acha que tem um lugar reservado para você na eternidade. NÃO TEM.
Salvação é desenvolvida. É consequência do seu relacionamento com o Eterno e com o próximo. É sua conduta que determina a sua aceitação diante do Eterno. Você é salvo pela graça de D’us, mas seu nome não esta escrito no livro da vida de forma irrevogável.
Prova disso:
Êxodo 20-(10 mandamentos 5 relacionados com o Eterno e 5 com o próximo).
Lv 19: 18 Amarás o seu próximo como a ti mesmo.
Salmos 50:8-23
Não te repreenderei pelos teus sacrifícios, ou holocaustos, que estão continuamente perante mim.
Da tua casa não tirarei bezerro, nem bodes dos teus currais.
Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas.
Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo.
Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude.
Comerei eu carne de touros? ou beberei sangue de bodes?
Até o V13 o Eterno dá uma lição que a atenção deve estar no arrependimento e não no sacrifício. Ele não está falando contra os sacrifícios e sim contra a forma errada de conduzi-los.
Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos. (cuidado com as orações maravilhosas mas só da boca pra fora)
E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.
Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca?
Este aqui que D’us se aborrece com ele é aquele que sabe todas as orações matinais, estudioso dos preceitos, estudioso da Torah. De que adianta estudar a Torah? Se você odeia a disciplina e rejeitas as minhas palavras?
Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti.
Quando vês o ladrão, consentes com ele, e tens a tua parte com adúlteros.
Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua trama o engano.
Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe.·.
Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te arguirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos:
Ouvi, pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.
Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.
ISAIAS 29:13 ISAIAS 58: 6-10 HB 10: 19-25.
Que o conceito de santidade seja restaurado. Não siga o mundo, pois este vai de mal a pior. Seja cordial, esta é uma qualidade em extinção. Pare de pensar somente no seu próprio interesse. Ter os preceitos de D’us nos seus lábios e ter a Lei dele na sua mente, não é o mais importante, o viver este preceitos com o nosso próximo isto é o importante.
D’us não está nesta santidade que o mundo te ensinou. D’us tudo vê e tudo vai voltar para você um dia. Nenhuma mentira passa desapercebida. Nenhum engano passa despercebido. Se não há arrependimento e conserto tudo volta para a sua vida e em dobro.
A bíblia diz que D’us paga a quem Ele deve, mas Ele também cobra de quem deve a Ele. D’us não quer saber dos 613 mandamentos quantos você sabe de cor. Vamos nos lembrar disso.