Festa de Shavuot, Matan Torah e Pentecostes
junho 7, 2019 Por Diretor do Cafetorah
A Festa de Shavuot é uma das mais importantes festas bíblicas e ela está relacionada a festa cristã de Pentecostes, iniciando-se exatamente quando se completam 50 dias após o início do Pessach, a Páscoa Judaica.
Durante os 50 dias, os judeus comemoram a contagem de Omer, Sefirat Omer, quando são evitadas as celebrações por causa da morte de mais de vinte mil judeus seguidores de Rabi Akkiva que foram massacrados nos dias da Segunda Grande Revolta Judaica.
Ao término dos 50 dias, os judeus comemoram também em Hag Shavuot o que é conhecido como Matan Torah, ou seja o dia em que Adonai deu ao Povo de Israel a Torah, as Leis no Monte Sinai. No mesmo dia os Judeus Messiânicos e Cristãos também celebram além da entrega da LEI, o dia em que Adonai derramou sobre os crentes em Jerusalém o Espírito Santo.
Pentecostes é a segunda festa entre os Sheloshet HeRaglim (três festas) na Torah(Pentateuco). Isto é, uma das três festas em que o povo de Israel deve peregrinar e festejar juntos no local designado para o culto, no caso que era a princípio no Gilgal, depois passou a ser comemorada em Siló e posteriormente passou a Cidade de Jerusalém.
Durante os períodos do primeiro e segundo Templo de Jerusalém, eram realizados sacrifícios especiais, isto marcava início do período da entrega das primícias, em Hebraico esta comemoração é chamada de Hag Habikorim, ou seja, Festa das Primícias.
Neste dia costuma-se também abençoar e apresentar as novas crianças e consagra-las ao Eterno.
Se você está em Israel nestes dias, é um bom tempo para vsitar os Kibutzim e os Moshavim, que são vilarejos agrícolas, onde acorrem diversos eventos relacionados a festa que está mais associada a agricultura. Nestes dias costumam-se preparar muitos alimentos a base de trigo e laticínios, e é claro, o vinho nunca deixa a mesa judaica.
Fonte: Cafetorah Notícias de Israel