Esta porção de Haftara de Juízes 11: 1-40 trata de uma das ocasiões mais difíceis de entender em todo o Tanakh. Lendo literalmente parece que Jephtah
sacrifica sua filha para cumprir um voto ao Senhor, como compensação por Ele ter lhe dado a vitória.
Como isso pode ser? Não temos o exemplo do sacrifício de Abraão de Isaque sendo impedido por Abba YHWH pela razão expressa de mostrar sua superioridade a falsa deuses que exigem isso para dar a vitória aos seus súditos pagãos? Como então poderia um mal ser uma “recompensa” para ele?
Parece realmente curioso que Abba YHWH iria querer destruir aqueles que adoram Molech por colocar seus filhos em chamas e ainda assim Jephtah se sentiu obrigado a fazer o mesmo coisa. O que está acontecendo aqui?
Alguns dirão que isso prova a barbárie de Israel durante o tempo dos juízes quando “Todo mundo fez o que estava certo em seus olhos”. Certamente isso era verdade. No entanto, essa apostasia parecia coincidir com a adoração de deuses falsos e não com respeito a adoração a Abba YHWH . Então essa resposta, na melhor das hipóteses, não está completa. Outros vão sugerir que Jephtah estava obviamente errado para fazer essa coisa horrível e que, como punição sua filha é homenageada por quatro dias a cada ano e ele morre uma ignominiosa morte cerca de 6 anos depois. Emocionalmente satisfatório para ter certeza, mas existem outros problemas. Por exemplo, a filha não se opõe a ser morta, mas pede apenas dois meses aliviar. Por outro lado, ninguém ao redor de Jephtah – ele fez o voto diante de testemunhas – achou por bem contradizê-lo. Esses fatos sugeririam novamente que o que Jephtah fez Era normal em seu tempo, levando de volta à primeira explicação. No entanto, onde temos alguma sugestão de que o sacrifício humano era uma opção para Israel antes de o tempo dos juízes? A resposta, creio eu, é nada! Mesmo no auge de sua apostasia – ao adorar o bezerro de ouro – nenhum ser humano foi sacrificado, mas eles simplesmente fez oferendas “normais” para ela. Os israelitas também odiavam cultos pagãos que envolvido nesta prática, tanto antes como depois desse período de tempo. Devemos também olhar para esta: 9 “Também dirás aos filhos de Israel: ‘Qualquer homem dos filhos de Israel ou de os estrangeiros que peregrinam em Israel, que dá um de seus descendentes a Moloque, certamente será morto; o povo da terra o apedrejará com pedras. ‘Eu também pus o meu rosto contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo. Porque ele deu alguns de seus descendentes a Moloque, de modo a contaminar Meu santuário e profanar o meu santo nome. ‘Se as pessoas da terra, no entanto, deve sempre desconsiderar aquele homem quando ele dá qualquer de seus descendentes a Molech, então para não matá-lo, então eu mesmo fixarei meu rosto contra aquele homem e contra a sua família, e eu cortarei do seu povo tanto ele como todos os que se prostituem atrás dele, prostituindo-se depois de Moloque. (Levítico 20: 2-5 NAU).
Então, novamente, por que Jepthtah acharia que tudo estaria bem? O texto é claro “ele cumpriu sua voto “, mas talvez COMO Jephtah cumpriu foi mal compreendido. Ele realmente cortou? a garganta da filha e assou o corpo dela no fogo?
Antes de responder, precisamos olhar um pouco mais profundamente a precipitação deste voto. Aqui está o que o comentarista bíblico Adam Clarke tinha a dizer sobre esse aspecto: [O voto] deve ter sido o voto de um pagão ou de um louco. Se um cachorro o tivesse encontrado, isso não poderia ter sido feito um holocausto; e se a esposa, o filho ou a filha de seu vizinho ou amigo, etc., estivessem voltando de uma visita a sua família, seu voto não lhe dava nenhum direito sobre eles. Além disso, os sacrifícios humanos eram sempre uma abominação ao Senhor; e essa foi uma das grandes razões por que Deus expulsou os cananeus, porque eles ofereceram seus filhos e filhas a Moloque no fogo, isto é, fizeram ofertas queimadas deles, como geralmente se supõe.
– Comentário bíblico de Adam Clarke. Assim, qualquer que seja o destino que realmente aconteça à filha de Jephtah, quer ela seja posta a serviço dele ou morta, Jephtah não poderia ter imposto sua vontade a quase ninguém que tenha saído de sua porta. Então, se o sumo sacerdote estava visitando sua casa, nós realmente acreditaríamos que Jeftá lhe faria um holocausto? E como Clarke corretamente aponta, nem todos os animais estavam aptos para o sacrifício, então se um porco fugitivo atravessasse a casa aberta de Jephtah e saísse para vê-lo, devemos esperar uma festa e carnes de porco para todos? Abba YHWH também agradecidamente receberia o porco? É por estas e outras razões que questiono a ideia da filha de Jefté como sacrifício. As pessoas no tempo dos Juízes não são do melhor personagem, com certeza, mas eu não vejo esse nível de apostasia sendo aplicado ao culto de Yah, apenas para o culto pagão e abandonando Abba YHWH. Então, deve haver outra resposta.
Eu acredito que o grande erudito E.W. Bullinger teve essa resposta: O prefixo hebraico “ו” que é traduzido na passagem acima como “e” é freqüentemente usado como um disjuntivo, e significa “ou”.