Parashá Mishpatim (Decretos,regras)

Parashá Mishpatim (Decretos,regras)
Ex 21: 1 – 24:18
2 RS 12: 1-17
MT 5 : 38-42

Êxodo 24:1

Clique aqui para apresentação resumida em powerpoint

Depois disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe. P

Se era D’us que estava dizendo,fica um pouco estranho dizer “Sobe ao SENHOR” em vez de dizer sobe a mim.

No Talmud, de acordo com os rabinos ortodoxos,quem se apresentou no Sinai a Moisés foi o Anjo do Eterno, mal’akh’ y’haueh . מַלְאָךְ יְהַוֶּה          

וְאֶל-מֹשֶׁה אָמַר עֲלֵה אֶל-יְהוָה, אַתָּה וְאַהֲרֹן נָדָב וַאֲבִיהוּא, וְשִׁבְעִים, מִזִּקְנֵי יִשְׂרָאֵל; וְהִשְׁתַּחֲוִיתֶם, מֵרָחֹק. 1 And unto Moses He said: ‘Come up unto the LORD, thou, and Aaron, Nadab, and Abihu, and seventy of the elders of Israel; and worship ye afar off;  P

Vários rabinos dizem que este Anjo do Eterno é chamado Metatron,mas não confundam com algumas seitas pagãs que procuram usar este mesmo nome para criar confusão, chamando algumas entidades suas por este nome.

Metatron

Metatron é um anjo serafim, na tradição judaica e em algumas tradições cristãs, sendo tido como “O Anjo Supremo”, Porta-voz Divino, mediador de Deus com a humanidade, e o Anjo da Morte e da Vida. Wikipédia

O nome Metatron vem do aramaico Metarat que significa guardião. Isto é uma menção do salmo 121:4 que fala do guarda de Israel:

Salmos 121:4

Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

Segundo este raciocínio,o Anjo do Eterno,é o Metatron que é o Guarda de Israel que é o próprio Eterno.

O Zohar 2. 115 P“Metatron é o filho de Ya, é o filho do Eterno que é o próprio Eterno se manifestando aos homens”. E ele explica que o filho do Eterno,não é outro Eterno e sim o próprio Eterno se manifestando aos homens.(Rabinos ortodoxos ;Bechai e Menahem ambos rabinos medievais.)
Para nós nazarenos quem é o filho de Ya? Yeshua. E daí concluímos que Yeshua é o próprio Eterno. Fora isto nos tornamos politeístas.

Politeísmo (do grego: polis, muitos, Théos, deus: muitos deuses) no crivo bíblico consiste na crença e subsequente adoração a mais do que uma divindade de gênero masculino, feminino ou indefinido, sendo que cada uma é considerada uma entidade individual e independente com uma personalidade e vontade próprias, governando sobre diversas atividades, áreas, objetos, instituições, elementos naturais e mesmo relações humanas.

Em Êxodo 23:20,21 também há uma menção a este Anjo, Metatron P
Êxodo 23:20,21
Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.
Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele.

Olha que interessante o Eterno diz que quem não obedecer , este anjo não perdoará o pecado. Como que um anjo tem poder para perdoar ou não um pecado?

A bíblia diz que só o Eterno tem poder para perdoar pecados. Mas o Eterno diz que este anjo tem poder para perdoar pecado pois o Seu nome está nele.Dai conclui-se que este anjo é o próprio Eterno.

Mateus 9:5 P
5 Pois o que é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda?’

 6 Entretanto, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados – disse então ao paralítico: “Levanta-te, toma a tua maca, e vai para tua casa”. 

7 Levantando-se, o homem partiu para sua casa. …

Yeshua disse que Ele tem poder para perdoar pecados. Mas como Ele tem este poder se só o Eterno pode perdoar pecados? A única hipótese é que Yeshua é uma manifestação do Eterno.

Segundo Rab Narman, porque o meu nome está nele significa que a plenitude divina esta nele.

Êxodo 24:7,8
E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.
Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras.
Veja que o povo se comprometeu a guardar a Torah: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.

Veja que Moisés pegou o sangue de animais e aspergiu sobre o povo dizendo: “Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras”
O pacto do Sinai foi firmado com sangue.No direito antigo este tipo de aliança exigia o derramamento de sangue.

Da mesma maneira a Nova Aliança profetizada por Jeremias, também exigiu o derramamento de sangue. Por isso Yeshua disse este é o meu sangue que confirma a Nova Aliança a Brit Chadasha.

Muitos perguntam por que foi necessária uma nova aliança com Yeshua?

A resposta é que no Sinai o nosso povo se comprometeu a guardar a Torah,porém não guardaram.

Por não a guardarem foram levados ao cativeiro babilônico por 70 anos e ao cativeiro Assírio por cerca de 60 anos de exílio, considerando que a primeira deportação aconteceu em 598 e o edito de Ciro é do ano 539.

Assim conta a Bíblia, em 2Reis 18: 

9 No quarto ano do reinado de Ezequias e sétimo de Oséias, filho de Ela, rei de Israel, Salmanasar, rei da Assíria, atacou e cercou Samaria. 10 Após três anos, tomou a cidade. Samaria foi conquistada no sexto ano de Ezequias e nono ano de Oséias, rei de Israel. 11 O rei da Assíria deportou os israelitas para a Assíria e os levou para Hala, para as margens do Habor, rio de Gozã, e para as cidades da Média. 12 Isso porque os israelitas não obedeceram a Javé seu Deus e transgrediram sua aliança: eles não ouviram nem praticaram tudo o que Moisés, servo de Javé, lhes havia ordenado.

Então foi necessária uma Nova Aliança para que a Torah pudesse ser escrita no coração das pessoas.

No Sinai a Torah foi escrita em tábuas de pedra e Yeshua veio para escrever a Torah em nossos corações. Porque o Eterno sempre desejou que a Torah fosse escrita nos corações.

Dt 30:6

6Yahweh, teu Deus, desimpedirá a tua alma como se circuncidasse teu coração, e as entranhas da tua descendência, para que aprendas a amar o SENHOR, teu Deus, com todo amor do teu coração e toda a vontade da tua alma, e vivas plenamente! 

Ex 24:9-11

9 Então Moisés, Arão, Nadab, Abiú e os setenta líderes anciãos de Israel subiram. 10 Eles viram o Deus de Israel. Debaixo de seus pés havia como um pavimento de safira, tão pura como o próprio céu. 11 Deus, entretanto, não estendeu a mão para punir esses notáveis líderes dos filhos de Israel. Eles puderam ver a glória de Deus e depois comeram e beberam.

 Jo 1:18 

18 Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

Em Êxodo diz que eles viram Elohim e em João diz que ninguém viu a D’us. Porque esta contradição?

Ninguém jamais viu o Eterno em toda a sua gloria,porém Moisés e os israelitas citados viram uma manifestação reduzida do Eterno.

Da mesma forma que quando Yeshua veio ao mundo como Homem,veio como uma forma reduzida do Eterno.

Ex 24:13-18 PAG16

13 Moisés partiu com Josué, seu cooperador; e subiram à montanha de Deus. 14 Ele orientou os anciãos: “Esperai aqui até a nossa volta; tendes convosco Arão e Hur; quem tiver alguma questão, dirija-se a eles!” 15 Assim que Moisés subiu, a nuvem cobriu o monte, 16 e a glória do SENHOR permaneceu sobre o monte Sinai. Durante seis dias a nuvem cobriu o monte. No sétimo dia, o SENHOR chamou Moisés do interior da nuvem. 17 Aos olhos dos filhos de Israel a glória de Yahweh parecia um fogo consumidor fulgurante no topo da montanha. 18 Moisés, pois, penetrou na nuvem e foi subindo o monte. E Moisés permaneceu no monte quarenta dias e quarenta noites.

Nós aprendemos que a autoridade de Moisés no futuro seria transmitida a Josué, isto aponta para a autoridade de Yeshua.

Subiram no monte Moisés e Josué, Josué ficou e Moisés foi até o final e depois sabemos que Moisés perto de seu falecimento transmitiu a autoridade a Josué.

Da mesma forma Yeshua é o profeta anunciado por Moisés e recebe toda autoridade.

Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 P

Eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 P

O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sangue das uvas, as suas vestimentas. Seus olhos serão mais escuros que o vinho; seus dentes, mais brancos que o leite. Gênesis 49:10-12  P

Eu o vejo, mas não agora; eu o avisto, mas não de perto. Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel. Ele esmagará as frontes de Moabe e o crânio de todos os descendentes de Sete. Números 24:17

Vejamos em que  Yeshua e Moisés  se assemelham:

Moisés foi condenado à morte pelo decreto de Faraó, P

“Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.” (Ex 1:22)

Jesus, também foi condenado à morte pelo decreto real de Herodes:

“Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos (Mateus 2:16).

Moisés exilou em Midiã: “E quando Faraó soube disso, procurou matar a Moisés. Este, porém, fugiu da presença de Faraó, e foi habitar na terra de Midiã; e sentou-se junto a um poço.” (Ex 2:15).

Yeshua se exilou no Egito P

“E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.” (Mt 2:13)

O Primeiro Milagre Público de Moisés foi Transformar a Água em Sangue, trazendo morte e tristeza para todos os que dependiam do Nilo.

“Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que eu, com esta vara que tenho na mão, ferirei as águas que estão no rio, e elas se tornarão em sangue.” (Ex 7:17).

O Primeiro Milagre de Yeshua – Jesus foi transformar a água em vinho, trazendo vida e alegria a todos que bebessem dele. P

Como superior a Moisés, os discípulos de Yeshua e todos os que souberam do que ele tinha feito, creram nELE.

“Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.” (João 2:9–11).P

Longo período de silêncio desde a infância até a idade adulta Longo período de silêncio desde a infância até a idade adulta
Moisés foi frequentemente rejeitado por seu próprio povo Jesus foi rejeitado por seu próprio povo
Moisés passou 40 dias jejuando na montanha
Êxodo 24:18 ; 34:28
Jesus passou 40 dias jejuando no deserto
Moisés oferece sua vida pela salvação de seu povo depois do pecado do Bezerro de Ouro
Êxodo 32: 33-34
Jesus ofereceu a sua vida pela salvação do mundo
Isaías 53:12
Romanos 5:12
1 João 1: 7 ; 2: 2 ;

Esta Parashá trata de uma serie de leis e mandamentos de cunho ético e moral,praticamente toda a legislação ocidental se inspirou em algumas regras da Torah. E a Torah foi entregue aproximadamente 3.400 anos atrás.

Quando comparamos a Torah ao Código de Hamurabi** P(3.700) vemos que a Torah é muito superior,pois a Torah espelha a perfeição do Eterno.

“O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas na Mesopotâmia, por volta do século XVIII A.C., pelo rei Hamurabi da primeira dinastia babilônica. O código é baseado na lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. As 281 leis foram talhadas numa rocha de diorito de cor escura”.

Porém temos que levar em conta que o contexto social da Torah é de 3.400 anos.Ou seja a sociedade era outra bem diferente da de hoje.

Por exemplo,O Eterno gosta da escravidão ? Não. O Eterno regulamentou a escravidão e conferiu uma série de direitos aos escravos.

Vejam:   A palavra escravo em hebraico é :                                       עֶבֶד eved   e significa servo e não tem nada a ver com a escravidão dos negros no Brasil.   A escravidão israelita não era realmente uma escravidão,era um regime  servil.Na escravidão brasileira o escravo não tinha direito a nada.   Pela Torah era o contrário,se o senhor causasse lesão corporal no servo  “escravo” batesse nele o servo era colocado imediatamente em liberdade.   Ex 21: 26;27 26 se alguém ferir o olho do seu escravo ou o olho da sua serva, e o cegar, deverá conceder imediata alforria como compensação pelo olho inutilizado. 27Se fizer cair um dente do seu escravo ou um dente da sua serva, dar-lhe-á liberdade por seu dente.   No Brasil o senhor podia até matar o escravo que não acontecia nada. Na Torah se o senhor matasse um servo era decretada a pena de morte a ele   Ex 21:20;21 20 se alguém ferir o seu escravo ou a sua escrava com uma vara, e o ferido morrer debaixo de sua mão  ou por suas ordens, será punido. 21Mas, se sobreviver um dia ou dois, não será punido, uma vez que se  trata de sua propriedade.   LV 19: 17,18;33,34   17 não terás no teu coração ódio pelo teu irmão. Deves repreender o teu compatriota, e assim não terás a culpa do pecado. 18Não te vingarás e não guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o  teu próximo como a ti mesmo. Eu Sou Yahweh.   33 se um estrangeiro habita convosco na vossa terra, não o molestareis. 34 O forasteiro que mora convosco será para vós como um compatriota, e vós o amareis como a vós mesmos, pois fostes  igualmente estrangeiros na terra do Egito. Eu Sou o Eterno, Yahweh vosso Deus.

Nenhuma legislação se compara a Torah,em nenhuma legislação trabalhista do mundo,existe o dever de amar o empregado como a si próprio. A escravidão deixou de existir em Israel desde o inicio da construção do  2º Templo.   Ex 21: 1-6   1Eis as leis que proclamarás ao povo:

2 quando comprares um escravo hebreu, seis anos ele servirá; contudo, no sétimo ano sairá livre, sem pagar nada pela liberdade. 3Se veio só, sozinho sairá; todavia se chegou casado, com ele sairá igualmente sua esposa. 4Se seu senhor lhe der mulher, e esta der à luz filhos e filhas, a mulher e seus filhos serão do senhor, e ele sairá sozinho.5 Mas se o escravo argumentar: ‘Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não desejo ficar livre’, 6o seu senhor o fará aproximar-se de Deus, e o  fará encostar-se à porta e às ombreiras e lhe furará a orelha com uma sovela: e ele se tornará seu escravo para sempre.   O escravo estrangeiro não era liberto pois era idolatra e só teria este direito se  convertesse. O servo pagão era punido por sua idolatria. furará a orelha : Isto era um símbolo ,uma marca de que ele renunciou a liberdade.   Vamos analisar a pena de morte: O Eterno instituiu a pena de morte, somente quem dá a vida tem o direito de tira-la.   Ex 21:12-14 12 Quem ferir a qualquer outra pessoa e provocar sua morte, será também morto.(MORTE INTENCIONAL, HOMICÍDIO DOLOSO) 13 Entretanto, se não o fez intencionalmente, mas Deus o permitiu, designei este lugar para onde poderá viver como refugiado. 14 Se alguém matar outro por astúcia, tu o  arrancarás até mesmo do altar, para que sumariamente seja executado.   Aqui diz que a pessoa que assassinava era morta mas não diz como. Ai vem o Talmud no Tratado de Sanhedrin 84 b e diz que é por enforcamento.   Ex 21:15  15 Quem ferir seu pai ou sua mãe, será igualmente morto. E o tratado de Sanhedrin 85 b diz também que a morte seria por enforcamento. Ninguém pode agredir pai e mãe  pois a Torah diz que devemos honra-los.   Ex 21:17 P 17 Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe, será morto. E o tratado de Sanhedrin 66 diz que  a morte é por apedrejamento.O Eterno coloca leis severas para que você não cometa o crime.  
Ex 21:16  16 Quem raptar alguém e o vender, ou for achado na sua mão, será morto.   No Talmud o tratado de Sanhedrin 84 b diz que neste caso haverá o  
enforcamento.   Ex 22:18,19,20   18 não deixarás viver as feiticeiras.

19 todo aquele que tiver relações sexuais com animal terá de ser executado.

20 quem sacrificar a outros deuses, e não unicamente ao SENHOR, deverá ser destruído.  
 

No Talmud o tratado de Sanhedrin 60 b diz que neste caso haverá morte porapedrejamento.

Ex 21:24  P

 24 olho por olho, dente por dente, pé por pé, 25queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe..

Muita gente acha que esta lei era assim, se você arranca o olho de uma pessoa o seu olho será arrancado.  NÃO É ISSO! Isto é uma expressão idiomática.

Uma expressão idiomática ou idiotismo é um conjunto de duas ou mais palavras que se caracteriza por não ser possível identificar o seu significado mediante sentido literal dos termos que constituem a expressão.

Assim, sua tradução literal não faz sentido numa outra língua de estrutura análoga.

Desta forma, em geral, é muito difícil ou mesmo impossível traduzir as expressões idiomáticas para outras línguas. Exemplos: “A vaca foi para o brejo”, “Está chovendo canivete” e ” dar o bolo” .

O Talmud explica que esta expressão “olho por olho” quer dizer que você deve ser indenizado pelo dano que sofreu.

MT 5 : 38-40  P

38 ouvistes o que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”. 39Eu, porém, vos digo: Não resistais ao perverso; mas se alguém te ofender com um tapa na face direita, volta-lhe também a outra. 40E se alguém quiser processar-te e tirar-te a túnica, deixa que leve também a capa. 

Yeshua aqui não esta anulando o “olho por olho,dente por dente” .Ele está aqui incentivando a você a não buscar uma reparação pelo dano sofrido. O ponto de Yeshua aqui enfatizado é a resposta adequada para o insulto de levar um tapa na cara.

Talmud Malakama 9:29

Uma pessoa não deve buscar a reparação nem a retaliação mas sim suportar o insulto humildemente. Aqui Ele esta dizendo que quem recebeu um golpe na face deve perdoar o ofensor. Mesmo que ele não peça perdão.

O Talmud elogia a pessoa que aceita a ofensa sem retaliação.

O próprio Talmud incentiva que você não pague o mal com o mal. O próprio Talmud incentiva que você não busque uma compensação pelo dano causado.

Em Mt 5:38-40, Yeshua esta dizendo exatamente a mesma coisa que o Talmud.De onde será que Yeshua tirou isto de oferecer a outra face? De:

Lamentações 3:30:

30 Dispõe a tua face a quem te deseja ferir, e engole a desonra e a humilhação!

Resumindo, Yeshua não revogou o olho por olho,se você sofreu um dano,você tem direito a uma indenização,mas há um estimulo para que você deixe isto para lá.Dependendo do caso você pode abrir mão do seu direito,e é isto que Yeshua quer ressaltar.

Não saia processando todo mundo.Tente a reconciliação.Tente amar o seu inimigo.Pague o mal com o bem!

Ex 21:32  P

32 Se o boi chifrar um escravo ou uma escrava, o dono do animal terá de pagar 30 moedas de prata ao proprietário do escravo, e o boi deve ser apedrejado até a morte.

Se um escravo foi chifrado por um boi o dono do escravo deve ser indenizado,nós sabemos que Yeshua foi traído por 30 moedas de prata,ou seja Yeshua foi vendido pelo preço de um escravo.

Repare que esta Parashá fala de responsabilidade. Se você num movimento brusco atingir uma mulher grávida e prejudicar o bêbê, você é o responsável.

Se você conhece a mulher,se não conhece,se ela é rica ou se é pobre não faz diferença,você é o responsável .

Esta questão é muito importante no mundo de hoje.As pessoas não querem ter responsabilidade por seus atos,não querem se responsabilizar por suas famílias,nos EUA os índices de divorcio ultrapassou os 50%.

50% das crianças negras americanas crescem sem pai. As pessoas não querem assumir responsabilidades por seus atos.Mesmo o ato sendo acidental a Torah diz que você é responsável.

Ex 23:31-33 P

31 Fixarei as tuas fronteiras desde o mar Vermelho até o mar dos filisteus, o Mediterrâneo, e desde o deserto até o Rio, o Eufrates. Entregarei nas tuas mãos os habitantes da terra, para que os expulses de diante de ti. 32 Não farás aliança nenhuma com esses povos, nem com seus deuses. 33 Não permitas que esses povos habitem na terra que te pertence, caso contrário eles te levarão a pecar contra mim, porquanto prestar qualquer culto aos deuses deles se constituirá numa cilada para te destruir!”

Esta é a terra que o Eterno prometeu a nosso povo,mas o nosso povo nunca ocupou toda esta terra.

Veja o mapa,este amarelão é a Arábia Saudita,se você for subindo,vai ver a Jordânia de laranja, e aquele pontinho minúsculo é a terra que Israel ocupa atualmente. Todo este mapa que você esta vendo ai,é toda a terra que o Eterno prometeu a nosso povo.

Na sua esquerda em baixo,você verá o Rio Nilo,e na sua direita em cima onde esta o Iraque,está o Rio Eufrates.

A terra que temos direito é tudo isto que nós vemos no mapa.

Pega o Egito,o Sudão,Arábia Saudita,Iêmen,Omã,Iraque,Síria,Jordânia, pega tudo isto que você esta vendo.

E como nós vamos ocupar toda esta terra?

Segundo o Talmud,esta promessa de Êxodo 23:31 só se concretizará no Reinado Messianico do Mashiar.Quando Yeshua voltar tudo isto será nosso.

Bendito seja o nome do Eterno

Baruh Hashem